quarta-feira, 22 de abril de 2015

Fwd: POETA ATIVISTA

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "Rogério Salgado" <poetarogeriosalgado@yahoo.com.br>
Data: 20/04/2015 15:03
Assunto: POETA ATIVISTA
Para: "denerguerreiro@hotmail.com" <denerguerreiro@hotmail.com>, "denise.pacheco@planalto.gov.br" <denise.pacheco@planalto.gov.br>
Cc:






"Este livro conta a história do poeta que antevê o homem e da matéria que precede a poesia: existência! Inventário de uma vida e obra inacabadas... Testemunho do artista que ousou e ousa ser verbo antes da carne e açoite antes da sentença...  Condenação aos homens - poetas ou não - que se renderam à hipocrisia e à corrupção. Denúncia e testemunho de uma triste época... Semeadura no deserto do egoísmo, legado e missão de Rogério, salgando a terra na palavra... Saltando, com trabalho e simplicidade, as pedras e silêncios: dia a dia, sol a sol"
 
Rodrigo Starling
Filósofo e poeta


 
  "(...) Após apresentação de uma de nossas peças teatrais, em Campos, a polícia cercou o teatro e levou todos em cana. Passamos a noite no xadrez. Um primo meu, detetive, conseguiu uma liberação para que saíssemos ao amanhecer. Acontece que um milico muito filho da mãe, após ter recebido a ordem de soltura, disse-nos: que se lavássemos toda a cela, naquela noite, seríamos soltos na manhã seguinte. E sem saber de nada, demos um trato naquela cela imunda o que, imagino, foi à diversão daquele sacana durante toda a semana. (...)"
 
                                                   (Trecho de um dos capítulos de Poeta Ativista)
 
 
Solitude
 
A solidão bombeia em minhas veias
matéria prima para a minha expressão
sei de meus segredos
de meus choros e batuques
o que não ouço é o que quero enxergar
 
escrevo, como agora
meus fantasmas mais discretos
e em poemas e desejos me liberto.
 
(in Sopro de Deus e outros Poemas)
 
Poeta Ativista é o novo livro do poeta Rogério Salgado. Trata-se de um livro de memórias e traça em narrativas simples, a trajetória poética de Rogério, que entre outras atividades, realizou inúmeros eventos em sua terra natal, Campos dos Goytacazes\RJ, tais como a criação do Grupo Abertura na época da ditadura, assim como em Belo Horizonte, tais como a criação da Revista Arte Quintal, na década de 80, com o poeta Wagner Torres; a participação em 1982 no Movimento que visava impedir que a Fazenda Giannette, na região do bairro Itapoã se transformasse num "Inferno de Concreto"; assim como a criação do Sarau da Lagoa do Nado, primeiro sarau realizado dentro de um Centro Cultural na capital mineira. Também idealizou e realizou com Virgilene Araújo por 10 anos, entre 2005 e 2014, o Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia, evento este que reunia anualmente em Belo Horizonte, poetas de diversos estados do país e até do exterior e o projeto Poesia na Praça Sete, realizando cinco edições pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH.
Além de uma memória fotográfica do autor, dentro do livro Poeta Ativista ainda vem encartado o livro de poemas inédito Sopro de Deus e outros Poemas.
O livro Poeta Ativista poderá ser adquirido com o autor pelo valor de R$ 20,00 (incluindo despesas de correio) através de depósito bancário no Bradesco – Agência 81 – Conta Corrente 91915-2, ou Caixa Econômica Federal – Agência 89 – Conta Poupança 119307-1 – Op; 13, enviando e-mail (poetarogeriosalgado@yahoo.com.br) confirmando depósito e informando endereço para envio, ou enviando cheque nominal a Rogério Salgado da Silva, para a Caixa Postal 836 – Belo Horizonte\MG – Cep 30.161-970.
Maiores informações: (31) 8421.6827
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário