domingo, 17 de novembro de 2013

Memória da ABL em exposição que se inaugura no dia 19/11






 

 
'A GLÓRIA QUE FICA: ARQUIVO E MEMÓRIA NA ABL' É O TÍTULO DA EXPOSIÇÃO QUE CONTA A HISTÓRIA DA ACADEMIA DESDE ANTES DE SUA PRIMEIRA SESSÃO, EM 1897, ATÉ OS DIAS DE HOJE
A mostra, que se inaugura no dia 19 de novembro, às 17 horas, está distribuída em módulos, com fotos e documentos inéditos, recortes de jornais e informações sobre todos os locais que serviram de sede para a Academia, desde antes de sua instalação no Petit Trianon, há 90 anos
         A glória que fica: arquivo e memória na ABL é o título da exposição que a Academia Brasileira de Letras inaugurará no dia 19 de novembro, terça-feira, às 17 horas, no Centro Cultural do Brasil, contando a história da ABL desde antes de sua primeira sessão oficial, em 1897, até os dias de hoje.
         A Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, afirma no documento que estará exposto na abertura da mostra, que a "Academia se orgulha muito de ser uma casa de memória. Uma instituição centenária que contribui para preservar registros e documentações de grande importância para nossa literatura e a cultura brasileira em geral. A atual gestão, desde o início, fez questão de seguir os passos das anteriores, valorizando os tesouros documentais que guardamos. Seu rico patrimônio chega mesmo a incluir dos arquivos que fazem parte do projeto 'Memória do Mundo', da Unesco: o de Machado de Assis e o de Roquete Pinto", afirma Ana Maria Machado.
         O Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, Diretor do Arquivo, diz, também no texto de abertura da exposição, que o "Arquivo da ABL possui hoje riquíssimo acervo de documentos manuscritos, impressos e audiovisuais referentes à obra e vida dos acadêmicos e à história da Casa. Esta exposição exibe pequena amostra desse patrimônio arquivístico. A oportunidade de a realizar foi oferecida pela celebração dos 90 anos da mudança da ABL para Petit Trianon e dos 70 anos da criação do Arquivo e pela inauguração de suas novas instalações, construídas graças à decisão da atual diretoria da Casa, avalizada por todos os acadêmicos".
Distribuída em módulos, a mostra exibirá fotos e documentos inéditos, recortes de jornais, entre eles primeiras páginas que destacam  a sessão inaugural da Academia, a visita de personagens ilustres do Brasil e do mundo, pinturas e informações sobre os locais que lhe serviram de sede desde antes de sua instalação definitiva no Petit Trianon, há 90 anos. O público poderá visitá-la de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, até o dia 30 de abril de 2014. Entrada franca.
         A exposição destaca fatos históricos da Academia, dentre eles a doação feita pelo Governo francês do Petit Trianon, em 1923, assim como os 70 anos de criação de seu Arquivo e, principalmente, a reforma realizada no centro de Memória. Inicialmente, o Arquivo funcionou numa das salas do porão do Petit Trianon – Salão Medeiros e Albuquerque. Com a criação do Centro de Memória, em 1997, ele passou a contar com novos equipamentos e novas instalações. Hoje possui duas linhas de acervo: o Arquivo dos Acadêmicos, composto pelos documentos privados e pessoais dos Membros Efetivos, Patronos e Sócios Correspondentes, e o Arquivo Institucional, composto pelos documentos administrativos e funcionais da instituição. Tudo isso está documentado na exposição.
Serviço:
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Exposição: A glória que fica: arquivo e memória na ABL
Local: Centro Cultural do Brasil
Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro
Inauguração: dia 19 de novembro, terça-feira, às 17 horas
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, até 30 de abril de 2014
Entrada franca












Nenhum comentário:

Postar um comentário