domingo, 18 de agosto de 2013

Circuito cultural arte entre povos



-

4º  Circuito Cultural de Arte Entre Povos

Nossa expedição se iniciou no último dia 8, no Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana-RJ. Foram 3 dias de muita música, poesia, teatro, dança, fotografia e cinema. 

Esses dias de convivência com Gino Bastos(mentor e coordenador do circuito), Carlos Pronzato(cineasta argentino), Pablo Trova(músico cantor e trovador chileno), Francisco Rivero(artista plástico cubano), Tom Lourenço(cineasta capixaba), Maria Elviera(contadora de histórias capixaba), Luciria, Elizete, Gelson e Irênio(editora Inverta), os atores da cia Inverta de teatro, e todos os alunos e professores das Escolas que passamos até gora em Apiacá e no IFF Campus Itaperuna, tem sido uma experiência enriquecedora, nos possibilitando um diálogo com pessoas de uma região fora do eixo Rio/São Paulo, onde os contrstes são tão gritantes como em qualquer outra região do país.

No domingo dia 11 no passeio cultural que fizemos pelos distritos de Bom Jesus do Itabapoana, Santa Maria, Pirapitinga, Carbuçu, Calheiros e Rosal, não posso deixar de mencionar seu Eduardo Rosa, que há 20 anos na Usina Santa Maria, mora no Teatro e Cinema Conchita de Moraes, o que evitou a sua total depredração. Bem como não podemos deixar de meniconar o empenho do Dr. Gino Bastos, para a criação da Associação dos Amigos do Teatro cinema Conchita de Moraes, o que irá possibilitar a sua total restauração.
A passagem pelo IFF Campus Itaperuna, nos últimos dias 15 e 16, serviram para reafirmar algumas das minhas convicções, e me deram a oportunidade de conhecer duas colegas de trabalho sensacionais, Maria Celia e Beth, além de uma galera de alunos de raro talento para a Arte, Thamy Machado, Pedro Mello, Ana Gabrielle Coelho, por pedido deles improvisei uma Oficina de Fotografia e Vídeo que já vem dando o que falar aqui no face.

Este final de semana estamos nos deliciando na Estância bucólica de Raposo, e daqui amanhã seguimos para mais Oficinas, Palestras, Música, Contação de Histórias  e exibições de curtas em Laje do Muriaé-RJ onde seremos recepcionados por Maria Beatriz Brisa do Mar. E no dia 22 partimos par a capital secreta da mundo, Cachoeiro do Itapemirim-ES terra do genial Sérgio Sampaio e de um Rei nem tanto.


Artur Gomes



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário