domingo, 16 de junho de 2013

Rosiska Darcy de Oliveira

Mensagem encaminhada por Marcia Pereira

ESCRITORA ROSISKA DARCY DE OLIVEIRA TOMA POSSE NA CADEIRA NÚMERO 10 DA ABL, EM SUBSTITUIÇÃO AO POETA LÊDO IVO
A nova Acadêmica, também professora, conferencista e ensaísta, nascida no Rio de Janeiro, é a oitava mulher a entrar para a ABL e a primeira a ser empossada por outra mulher, a Presidente Ana Maria Machado
Humanitas Felicitas, Libertas. Essas belas palavras que o Imperador Adriano inscreveu nas moedas de seu reino e que tento honrar. Humanitas - Acredito na Humanidade como um projeto viável. FelicitasAcredito na busca da felicidade como um dever. Libertas – É Cecília Meirelles quem toma a palavra:
"Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que nãoninguém que explique
e ninguém que não entenda.",
afirmou Rosiska Darcy de Olvieira em seu discurso
O Acadêmico Eduardo Potella, escolhido pela nova Acadêmica para recebê-la em nome da ABL, disse em seu discurso: "Desde cedo, Rosiska Darcy de Oliveira se afirmou como uma voz decididamente democrática, a serviço do único partido inteiropartido da condição humana. E é em nome dele que sai, decidida, à procura da dignidade perdida, e não poupa os desgovernos e os costumes degradados, as formas e cores da violência, urbana e rural, a violência explícita, e a implícita, menos visível, a corrupção"
 A escritora Rosiska Darcy de Oliveira tomou posse na Cadeira Número10 da Academia Brasileira de Letras (ABL) (...) sexta-feira, dia 14 de junho, no Salão Nobre do Petit Trianon. Ela foi eleita na sucessão do poeta Lêdo Ivo, no dia 11 de abril deste ano. A nova Acadêmica é a oitava mulher a se tornar membro da ABL e a primeira a ser empossada por outra , a Presidente Ana Maria Machado. A Cadeira Número 10 tem como fundador Rui Barbosa e, como patrono, Evaristo da Veiga. Foi ocupada, sucessivamente, por Laudelino Freire, Osvaldo Orico, Orígenes Lessa e Lêdo Ivo.
Rosiska Darcy de Oliveira foi recebida pelo Acadêmico Eduardo Portella, que proferiu o discurso de recepção. A comissão encarregada de introduzir a nova Acadêmica foi formada pelos Acadêmicos Sergio Paulo Rouanet, Cícero Sandroni e Marco Lucchesi. Ainda de acordo com o cerimonial de posse, a aposição do colar foi feita pelo Acadêmico Arnaldo Niskier e a entrega do diploma pela Acadêmica Cleonice Berardinelli.
A mesa foi constituída pelas seguintes pessoas: Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, Secretário-Geral, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, Acadêmico e decano Eduardo Portella, as Ministras da Cultura, Martha Suplicy, também representando a Presidente Dilma Rousseff, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Estiveram presentes, também, o ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, sua mulher Patricia Kundrat, a Ministra do Superior Tribunal Federal Carmen Lucia Oliveira e o editor Paulo Rocco.










Nenhum comentário:

Postar um comentário