sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pintura sonora para o corpo - artigo sobre o CD "Quadro"



                                         (Tela de Paloma Espínola para capa do CD "Quadro")



Pintura sonora para o corpo

Vinte quatro é o número de significados, registrado em um conceituado dicionário, para a palavra “Quadro”. Acrescentemos, agora, mais um - que se mistura e amplia os demais.
“Quadro” é o título do cd de estreia de Fernando Vilela, artista que, como sua obra, desdobra-se por ser múltiplo e, ao mesmo tempo, único. Fernando é músico, ator, psicólogo e pós-graduado em filosofia existencial. Tais títulos não são meras pompas. São buscas, trilhas, textos e tessituras, caminhos que se fazem e se fizeram ao caminhar. Este aventureiro, navegante, cavaleiro andante não se lança sem planos de voo e, por isto, voa e ecoa alto, porque profundo e amplo.
Apurar os ouvidos, antes de tudo, para deixar-se estranhar, entranhar-se, impregnar-se do incomum. Acolher o coração a vibrar, todo, no corpo. E, do espanto, admirar.
Instrumentos de cordas acústicos, com alguns retoques do sopro e da percussão, se alinham aos poemas e às influências musicais do autor, criando um veículo sonoro e imagético a nos conduzir para campos, mares, matas, amores, morros, conflitos e estados, de alma e geográficos (como Minas Gerais e Rio de Janeiro), evocando a eternidade mutável da natureza e de um homem comum dentro de nós. Há arranjos que se valem de belos contrastes de timbres e do solo vocal com o coro de vozes, ora masculino, ora feminino - reforçando a evocação de uma ancestralidade e dualidade que se aninham. O canto-solo nem sempre é produzido por Fernando Vilela, o que dá mais um colorido, tanto suave quanto intenso. Em uma das faixas, a afinada intérprete infantil dá um deslumbramento particular ao trabalho. O encarte do cd reproduz a tela especialmente criada para este fim. Ou seja, uma legítima confraria de artistas esculpida em “Quadro”.
Com os ouvidos aguçados, escutei por três vezes consecutivas o cd “Quadro”. Desenquadrei-me do óbvio. Ao final da sequência, o som de uma britadeira entrou pela janela do meu apartamento. Ainda mergulhada na experiência do sensível, estranhei o ruído que, em outros momentos, parecer-me-ia comum. Não havia mais volta: a imersão já havia ocupado, por inteiro, meus poros. E, assim, saí à rua em direção ao trabalho. Os transeuntes que, antes, apenas passavam, estavam irremediavelmente unidos ao meu olhar apurado, transformado e transformante de novos e abertos quadros: o ar, antes rarefeito, transfigurou-se, arado pela arte. Um quadro aberto ao que transcende o tempo: o templo do afeto.
                                                                       
                                                                                               Delayne Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário