domingo, 12 de maio de 2013

Nesta terça, dia 14/05/13, a voz e o violão de Fernando Vilela - pré-estréia do show de lançamento do CD "Quadro" . Ver breve biografia



Abaixo, breve biografia de Fernando Vilela. Na postagem anterior, informações sobre o evento Terça ConVerso no Café, onde o músico se apresentará.  


Fernando Vilela, mineiro de pai e mãe, nasceu no dia 11 de Setembro de 1975, no Rio de Janeiro.

O show de lançamento do CD Quadro tem dois aspectos fundamentais: sua poética autoral e seu flerte com a música de concerto. Com sonoridade forte e impregnada de passionalidade épica, apresenta poética pouco comum no cenário musical atual. Estão presentes o fado reencontrado, a modinha, a tragédia rural, a aridez dos cancioneiros de raiz.  Os limites do que se entende popularmente por MPB são aqui alargados. Apresenta temáticas quase sempre atemporais em som velho, atualizado sem maneirismos pop. As flutuações de dinâmica, os recitativos, a carga dramática das melodias, a trama dos arranjos e a instrumentação aproximam-se antes da música de concerto do que do jazz, mas sem deixar de ser uma apresentação de música popular brasileira.
Formado como ator no Curso de Formação de Atores da Faculdade da Cidade, o teatro sempre esteve presente em sua música, seja através da incorporação da literatura /poesia em suas apresentações, seja na criação de trilhas para peças de teatro, seja na limpeza cênica que busca em seus shows.
Fernando Vilela fez pós-graduação em filosofia existencial no Instituto de Fenomenologia Existencial do RJ, logo após concluir o curso de graduação em psicologia pela PUC-Rio.

Suas primeiras trilhas remontam o início da adolescência, quando já tocava violão desde os 9 anos devido às aulas particulares com o professor Luís Flávio Alcôfra.

Pouco tempo depois, assumiu direção musical e preparação vocal do Grupo Mosaico, composto de ex-alunos da escola de teatro da UNI-Rio.

Em 97, junto com a autora teatral e atriz Beth Araújo, Fernando Vilela inicia o que seria seu mergulho fundamental na passionalidade portuguesa. Juntos, Fernando e Beth escreveram o texto, atuaram e produziram o espetáculo Bocage lírico e erótico – duas faces de um poeta.

Fernando Vilela compôs trilha para várias peças teatrais. Concluiu os cursos de Harmonia e Percepção no CIGAM, e estudou canto com Gloria Calvente.

Em meados de 2002, uma série de encontros foram fundamentais para que Fernando Vilela montasse um show seu, e investisse também em compor canções, além de trilhas instrumentais para teatro. Tudo começou com um evento promovido por Pedro Moraes, que estabeleceu no restaurantePanorama”, situado do terraço de um apart-hotel no Leblon, um encontro semanal de compositores. Montaram então, Fernando Vilela, Pedro Moraes, Thiago Amud, Paloma Espínola, Thomas Saboga, Cristiano Marques, Rodrigo Penna Firme, Aline Germani e Chico Vervloet, o show coletivo A lira e a Lâmina.
Em 2004, como um movimento de amadurecimento destes anos de trabalho em conjunto, surge a liga de compositores Confraria da Música Livre, onde Fernando Vilela e mais nove compositores (entre eles Pedro Moraes, Thiago Amud, Paloma Espínola, Thomas Saboga e Chico Vervloet dos shows “A lira e a Lâmina” e “Panorama” ) somaram esforços na esfera da produção, mas mantiveram cada qual seu trabalho individual (participações em shows de confrades continuaram freqüentes, mas cada compositor com o seu show, repertório, e instrumentação).
Pela Confraria, Fernando Vilela fez shows no Espaço Cultural Arte Clara, CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal – Projeto Cartão Postal MPB), e Teatro Noel Rosa, na UERJ.
Lançaram também um CD coletivo, e fizeram temporadas fixas uma vez por semana no Espaço Cultural Arte Clara.
Em Fevereiro de 2007, Fernando Vilela teve sua músicaChorosos versos meuslançada no CD Flor de Pão, da cantora e compositora Simone Guimarães, pela gravadora Biscoito Fino. Elaborou para a sua faixa, junto com Thiago Amud, um arranjo para quarteto de cordas, tocou o violão de base e contou com Ricardo Silveira para o segundo violão, além, é claro, da voz de Simone Guimarães.
A partir de 2008 passa a se dedicar à sua produtora musical Ornamentus Produções Artísticas LTDA onde oferece música ao vivo para eventos sociais e corporativos, especialmente orquestras para casamentos, ao mesmo tempo em que começa a trabalhar no projeto do CD Quadro.
Em 2011 ingressa na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uni-Rio - onde cursa atualmente o 5º período do Bacharelado em MPB.

Suas influências são diversas: Villa Lobos, Tom Jobim, Eric Satie, Elomar, Fauré, Chopin, Milton Nascimento, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Nino Rota, Zbignew Preisnier, Toninho Horta, Guinga, Piazzola, entre muitos outros .

Nenhum comentário:

Postar um comentário