sábado, 6 de abril de 2013

Jornal O TREM Itabirano de abril

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "O TREM Itabirano" <otremitabirano@gmail.com>
Data: 06/04/2013 07:27
Assunto: Jornal O TREM Itabirano de abril
Para: "Marcos Caldeira" <otremitabirano@yahoo.com.br>



O jornal O TREM Itabirano de abril - amigos e inimigos - já circula.

Quente-pelando, como sempre.

 

RESUMO DA NOVA EDIÇÃO:

 

Se o governo Damon de Sena fracassar, Itabira corre o risco de se tornar uma cidade perto do inabitável, com os graves problemas de uma cidade grande – trânsito estressante, altos índices de violência, poluição sonora e do ar, rudeza nas relações sociais... – mas sem o que de bom uma cidade grande oferece: variada programação artística, parques e praças aprazíveis e diversificada oferta gastronômica...

 

Luís Pimentel homenageia Vinicius de Moraes pelo centenário do Poetinha: "Trabalhador, criativo e profícuo, foi um gênio da raça".

 

Um caso ótimo sobre Zé Lopão no confessionário.

 

A proliferação do aedes aegypti é facilitada pelo desmazelo dos cidadãos e pela falta de estratégia das autoridades sanitárias.

 

Lúcio Sampaio critica a fazeção de estátuas em Itabira. A cidade tem estátua pra tudo quanto é lado. Só de Drummond, são cinco.

 

Edmílson Caminha fala dos erros de revisão. Até Machado de Assis sofreu com eles.

 

Poluição, violência, patrimônio histórico se desmoronando, parques e praças ao desleixo, maionese caseira do Trailer Efigêniu's... Itabira já com tantos problemas, vem o presidente da Lifa e anuncia que a cidade terá campeonato de futebol feminino...

 

Uma ótima sugestão, e de graça, para a TV Cultura itabirana. Está nO TREM. A TV faz falta, mas não pelo que fazia, pelo que pode fazer. Conduzida por competentes, pode ser um ótimo equipamento contra nossos muitos atrasos.

 

Jornal O Globo ecoa O TREM. O jornalista Ancelmo Góis comentou em sua prestigiada coluna no jornal O Globo, em 24 de março, um artigo saído nO TREM de março.

 

"Sei de uma pessoa que trocou Itabira pelo Rio de Janeiro para fugir da violência", diz Marcos Caldeira Mendonça.

 

Com julho se aproximando, cresce a expectativa para o primeiro Festival de Inverno do governo Damon de Sena – e se não for do tamanho da importância cultural de Itabira, será decepcionante.

 

Mariza Guerra de Andrade esteve em Portugal e conta: o trem lá está feio. Que se lixe a Troika, pá.

 

Fernando Jorge recorre a Baudelaire para comentar a comida podre apreendida no hotel Copacabana Palace.

 

Poeta Ronald Claver escreve sobre Itabira, minérios, Cauê e tal e tais:

"As mineradoras chegam e empurram a paisagem para lá. O Pico do Cauê sabe disso. Ele se julgava eterno e virou imensa e desoladora cratera".

 

No Carmo, Antônio Crispim queimou a casa onde vivia com os pais, deu um tiro na cabeça de cada um, com uma foiçada no pescoço de seu irmão Jadilson sangrou-o até a morte, além de ter estraçalhado o cachorro da família a pauladas. Deixou um bilhete aos pés da velha aroeira: "Da próxima vez, acabo com tudo".

 

Flávio Goulart escreve sobre Fernando Sabino.

 

Viagem do prefeito de Itabira a Curitiba não será turismo com dinheiro público se der bons frutos. Mas cadê os frutos? 

 

Silas Correa Leite lembra o gênio Paulo Autran, o melhor ator desta terra brasilis.  

 

Escritor Roberto Gomes fala de capas de LPs e tablet e pergunta: "O que valerá a pena guardar?"

 

 

Ó: pega muito mal ser itabirano e não ser assinante dO TREM. Há duas formas de resolver o problema. Uma é mentir, dizendo que o assina; mas, caso opte pelo jeito correto, o contato deve ser feito pelo otremitabirano@yahoo.com.br ou 31 3835-1329.

 

Por 72 reais, você recebe por um ano o jornal de Itabira que o Brasil lê e admira.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário