domingo, 28 de abril de 2013

Chegou a Domingueira poética de 28/04/2013




Prezadas/os Domingueiros.

Disse o poeta "louco é quem me diz que não é feliz". Mas, para ser feliz não precisa ser louco, complemento eu.

"Um estudo da Universidade de Londres, comprovou que ouvir músicas animadas não apenas melhora o seu humor, mas também dá a impressão de que todos ao seu redor também estão mais felizes. Os pesquisadores submeteram cada voluntário a 120 trechos (cada um com 15 segundos) de música pop, clássica e jazz e constataram que as expressões faciais dos voluntários mudaram quase instantaneamente."

Não sei se o relato acima é verdadeiro, mas faz sentido.Tomei conhecimento dele quando acessei o link abaixo para ver, ouvir (e ler) uma dica postada durante a semana na domingueira, a Balada de Um Loco, de Astor Piazzolla, na melhor versão musicada para o belíssimo poema de Horácio Ferrer, que é cantada através de convincente dramatização na voz de Amelita Baltar. Confira em:



Mas, um Piazzolla só é muito pouco para um Domingo desse tamanho. Por isso inclui outra dica que também recebi nessa semana, outra obra prima do mestre do Tango Moderno, provavelmente a sua obra mais conhecida pelos brasileiros, visto que brilhou numa certa novela na telinha da Globo.

Outra coisa que descobri é que a canção foi feita em homenagem ao seu pai - Vicente "Nonino" Piazzolla - quando este estava no leito de morte, em 1959. Vinte anos depois, Astor diria: "Talvez eu estivesse rodeado de anjos. Foi a mais bela melodia que escrevi e não sei se alguma vez farei melhor.

Por muito tempo ele recusou-se escrever ou colocar uma letra na sua grande obra-prima. Porém, um dia ele aceitou a proposta feita pela cantora argentina Eladia Blázquez, que lhe apresentou um poema que havia escrito sob a versão musical, e ele, comovido, concordou, o que para mim foi uma grande surpresa pois, assim como a grande maioria, desconhecia a existência de letra para essa música que, inclusive, nunca apareceu nas versões mais modernas dos CD`s do próprio Piazzolla. Confira vídeo, letra e tradução em:


--
PS: vcs devem ter notado que os motivos dessa seleção foram as coincidências das postagens de dois Piazzolas numa mesma semana ! Somando às coincidências,  notei que até no meu sobrenome tem um ASTOR. Portanto, não tive dúvidas no que postar para essa domingueira.


Antonio Pastori, guardião provisório da Domingueira Poética

Não deixe de ver no dia 30/04 a homenagem do Jornal Nacional aos ferroviários pelo seu dia.



--
Antonio Pastori, guardião provisório da Domingueira Poética


obs: O site do MPF www.trembrasil.org.br  será reformulado em breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário