segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SARAU DA CONFRARIA DA POESIA INFORMAL



SARAU DA CONFRARIA DA POESIA INFORMAL
No dia 20 de outubro, Dia do Poeta, na Praça D. Pedro, de 18h às 21h, será realizado o primeiro Sarau da Confraria da Poesia Informal.
O evento contará com diversas ações como declamações de poesia, performances e esquetes teatrais, varal de poesia, jogos poéticos, intervenções com o público, música e exposições diversas, incluindo uma de fotos da SOPEF, que traduz em imagens os poemas dos membros do grupo.
A abertura se dará com uma panfletagem poética, em que membros da Confraria desfilam pelo centro da cidade o seu amor pela poesia com entrega de poemas para a população interessada.
Fundada há dois meses por Catarina Maul e alguns jovens poetas petropolitanos, a Confraria da Poesia Informal em 60 dias já ganhou um total de 70 membros, alguns espalhados pelo mundo, como é o caso do assíduo poeta Gociante Patissa, de Angola.
A Confraria surgiu como uma necessidade de valorizar a poesia genuína, a poesia resultante de emoções reais, que nasce nos primeiros rabiscos em cadernos escolares e que muitas vezes é escolha como companhia para uma vida inteira, como é o caso de seus participantes.
Catarina Maul, organizadora dos maiores festivais de poesia em Petrópolis, realizados nas felizes parcerias entre o Clube de Poesia do Petropolitano, Secretaria de Educação e Fundação de Cultura e Turismo, dá seu depoimento: " Há um vácuo muito grande entre as iniciativas literárias da cidade e a juventude. A poesia de hoje, dos jovens de hoje, tão cheios de emoção e necessidade de expressão, não encontra eco nas instituições literárias. A Confraria vem abrigar esses poetas, os poetas que vivem para a poesia e a tratam com a generosidade necessária que devemos tratar uma arte maior."
No grupo, coordenando o Sarau e as ações da Confraria, além de Catarina Maul, Arnaldo Rippel, Matheus José, Pedro Maia e Cunha, Henrique Verleun, Paulo Roberto Cunha e Luana Lagreca, ex aluna de poesia de Catarina Maul e eternamente grata pelo ano que viveu na Caravana Poética e pelo título de Poeta do Ano de 1999, do projeto Semeando Poesia nos Jardins da Educação, que durante muitos anos desvendou vários talentos pelas escolas públicas municipais.
O evento é aberto ao público e aguarda poetas informais de todas as idades.
Conta com os apoios da Prefeitura de Petrópolis, Secretaria de Educação, Fundação de Cultura e Turismo, SOPEF, Petrópolis INC, Grupo Solstício e Programa Bem Cultural.
 Serviço:
Sarau de Poesia aberto ao público
Local: Praça D. Pedro
Data: 20 de outubro – Dia do Poeta
Horário: 18h às 21h
 --
Catarina Maul
Programa Bem Cultural  - quinta às 16h, ao vivo- canal 19 - tech cable ou pelo http://www.tvvilaimperial.com.br/
REPRISES:  sexta às 22h30 , sábado às 12h, domingo às 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário