terça-feira, 4 de outubro de 2011

DICIONÁRIO DE ESTRELAS: 35 ANOS DE POESIA, 10/10/2011, 19h, Casa de Cultura Laura Alvim




IBIS LIBRIS e CASA DE CULTURA LAURA ALVIM
convidam para o lançamento de

DICIONÁRIO DE ESTRELAS: 35 ANOS DE POESIA,
de Pedro Lage

Segunda-feira, 10/10/2011, das 19h às 22h
Av. Vieira Souto, 176, Ipanema
Rio de Janeiro - RJ

R$ 30,00
ISBN 978-85-7823-087-6
www.ibislibris.net.
ibislibris@ibislibris.com.br

A antologia se divide em oito partes, que surgiram durante o período de construção. Começou com 35 poemas inéditos, que se tornaram 53, numa inversão expansiva desses números. A Poesia possui natureza expansiva, por mais sintética que possa parecer e por mais que alguns espíritos entrevados sejam contra esta idéia. Possui, assim, a antologia, além dos 53 poemas mais recentes, um texto em prosa e outro mesclado, com prosa e poesia. Fazem parte estes dois de um resgate da memória do autor, imprescindível para a sintonia da leitura de quem se dispuser a sentir o caminho do poeta. Um deles, 'Tese em Trânsito', é inédito, embora dois ou três poemas ali tenham sido publicados em 1985, ('Viravolta', Edição do Autor), mas, a seqüência é toda inédita, assim como os demais poemas e os trechos em prosa. Já o segundo, 'Dois Planos', é uma reedição de um texto de 1981, ('De Mão em Mão', Ed. do A.), acrescido de um parágrafo conclusivo. Além destas, há outras três partes: uma com Poemas Recuperados, uns revisados, outros ainda inéditos, resgatados e, afinal, terminados; uma com os Poemas Cantados (cantáveis), alguns inéditos, outros de livros anteriores (um samba, um rap, um galope, uma canção, etc); e uma terceira com 'As Sete Luas', numa seção separada das estrelas. Estas aparecem na oitava parte, que chamei de epílogo, todas devidamente catalogadas, classificadas, definidas e exemplificadas, já que se trata de um "Dicionário de Estrelas".
Pedro Lage

Léxico, o conjunto de palavras que o poeta carrega na mala, sua biblioteca ambulante, toda feita de signos em rotação ao redor da mente... olhar e revelar, dizer através do vivido e do pressentido... o discurso se faz vivo, e isto deve ser a poesia, o inimaginável dicionário das metáforas e do ente que as significa. Ser poeta é ter o encadeamento do léxico, na ordem exata de sua visão, no momento mais propício para a expressão em versos vivos... as palavras são a chave de um seguro que nunca poderá ser comprado, senão pela própria mão do poeta e seus versos. Assim, é este Dicionário de estrelas, de Pedro Lage: poesia realizada sobre o tempo, contra o tempo e com o tempo. Poesia de passagem, de historicidade e estar. Poesia de ser seu tempo e outros... e mais... As estrelas vêm brilhar, neste esforço de 35 anos de poesia, e não mais calar diante do obtuso... como se o poeta fosse a mola que impulsiona a palavra em direção a elas e, assim, revela o canto que, todos nós, poetas, gostaríamos de cantar! As estrelas... as estrelas! 
João José de Melo Franco, poeta e editor

Pedro Lage, 59 anos, carioca de Botafogo, poeta desde o tempo em que os bondes cruzavam a Voluntários da Pátria, lançou seu primeiro livro, "VAI-QUEVAI", em 1976, época dos recitais no Parque Lage e na livraria Muro. Em 1981, publica "DE MÃO EM MÃO", na coleção CAPRICHO, com Ana Cristina César, Chico Alvim e outros. Em 1985, lança "VIRAVOLTA", em que conta sua viagem pela Eurásia em verso e prosa. Em 1994, com sua amada, a atriz Juliana Prado, funda a CONVERSA PORTÁTIL, série de recitais que perduram até hoje, cujo patrono é Murilo Mendes. Em 1996, é a vez de "ENTREVISTA COM O CHIPANZÉ", tempo em que participa do renascente movimento carioca de recitais poéticos, hoje tão vigoroso. Em 2004, lançou "CAL DO COSMOS", já pela Íbis Libris, editora que agora traz à luz este "DICIONÁRIO DE ESTRELAS", em que procura harmonizar poemas inéditos com outros revisados e algumas prosas poéticas.



Um comentário:

  1. preciso falar com com Pedro Lage, alguem sabe seu email?

    o meu é diego.alves@iclaro.com.br é urgente!!! obrigado

    ResponderExcluir