quarta-feira, 4 de maio de 2011

Poemas de Elvé Monteiro de Castro


Gazal em louvor de Matriz*
                                                          
Ouça o carnaval que fiz,
darling, em louvor de Matriz.

─ Poeta de Chiraz, quem é você
que não sabe o que diz.

Pois no mistério do mundo,
meu Deus do Céu, como sou infeliz!

Tantos trastes eu amei,
mas, nenhuma me quis.

E as filhas de Samarcanda,
Mangueira, Estácio e Matriz

só vão mostrar quem faz samba
e rebolar seus quadris.

─ Poeta de Chiraz, teu verso
tuas mulatas e as minhas diz.


*Mosáico, baseado em "Gazal em louvor de Hafiz", de Manuel Bandeira, e "Palpite Infeliz" de Noél Rosa.
  
            Rio de Janeiro, 27 de abril de 2011
            Elvé Monteiro de Castro.



Gazal em louvor de Hafiz

                        Manuel Bandeira


Escuta o gazal que fiz,
Darling, em louvor de Hafiz:

─ Poeta de Chiraz, teu verso
Tuas mágoas e as minhas diz.

Pois no mistério do mundo
Também me sinto infeliz.

Falaste: "Amarei constante
Aquela que não me quis".

E as filhas de Samarcanda,
Cameleiros e sufis

Ainda repetem os cantos
Em que choras e sorris.

As bem-amadas ingratas
São pó; tu vives, Hafiz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário