sábado, 2 de outubro de 2010

Novo livro de Thereza Christina Motta: A vida dos livros







A VIDA DOS LIVROS: Autor e editor na experiência editorial


de Thereza Christina Rocque da Motta



Um livro dedicado a escritores, poetas e leitores, além dos que poderão aproveitar os conselhos, os relatos e as experiências editoriais narradas. Para ajudar a escrevê-lo, Thereza Christina Motta criou um blog (ibislibrisbooklog.blogspot.com), onde passou a registrar o dia a dia da editora, com todas as suas idas e vindas, incluindo os comentários dos incentivadores.

Desde que ingressou de vez para o mercado editorial em 2000, ao fundar a editora, Thereza Christina descobriu que pouco ou nada se sabe sobre o ofício de editor, que tudo o que fazia era novidade para a maioria das pessoas.



Editando livros desde 1980, lançou a editora para ajudar um amigo a publicar seu livro. Há dez anos, sequer pensava em ter mais de 150 livros publicados hoje.



Sem saber, o mundo das pessoas gira em torno de livros - livros que elas leram na infância, de histórias que foram contadas para elas, livros que leram na adolescência e juventude, e há uma tendência natural para que os escritores nasçam desses ouvidores e leitores de histórias.



É justamente essa preservação da escrita, tão debatida entre os editores de livros mais preocupados com o patrimônio cultural que ela tenta apontar. Para Thereza, fazer livros não é só ganhar dinheiro. "O dinheiro é um bônus. O ônus é fazer livros que valham a pena ser lidos", diz a autora.



Sobre a autora:


Thereza Christina Rocque da Motta nasceu em São Paulo, em 1957. É poeta, editora e tradutora. Publicou, entre outros, Joio & trigo, Areal, Lilases, Marco Polo e a Princesa Azul, O mais puro amor de Abelardo e Heloísa e Futebol e mais nada: um time de poemas. Traduziu romances (O caso da Escola Chatham, A Sereia e o monge, Um livro mágico); livros de não-ficção (Marley & Eu, A terceira xícara de chá, Os cadernos secretos de Agatha Christie); e lançou 44 Sonetos escolhidos (2006) e 154 Sonetos de Shakespeare (2009). Faz parte da LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) que organiza a Primavera dos Livros. Coordena o evento Ponte de Versos há dez anos. Fundou a Ibis Libris em 2000.


A VIDA DOS LIVROS


Editora: Ibis Libris 176 páginas Preço sugerido: R$ 30,00


Assessoria de Imprensa


Claudia Abreu Campos – claudia@usinadacomunicacao.com.br


Tel.: (21) 2137-5509 (21) 9299-8411 (NOVO)


Rádio: (21) 7861-5645 83*61389




Nenhum comentário:

Postar um comentário